TECNOLOGIA ASSISTIVA

O que é?

Por definição da ATA VII do Comitê de Ajudas Técnicas (CAT), a Tecnologia Assistiva (TA) é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

Dessa forma, nós fomentamos a utilização de produtos impressos em 3D, fabricados em série ou sob medida que é utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência, promovendo maior autonomia e inclusão no dia-a-dia dessas pessoas.

Algumas outras terminologias para TA são: Ajudas Técnicas, Tecnologia de Apoio, Tecnologia Adaptativa e Adaptações.

Confira alguns projetos de tecnologia assistiva entregues recentemente

    Conheça a legislação brasileira sobre esse assunto!

    • Decreto Nº 7.612
    • Decreto Nº 6.949
    • Decreto Nº 5.296
    • Decreto Nº 3.956
    • Acesso de alunos com deficiência às escolas e classes comuns da rede regular

    Educação Inclusiva

    A tecnologia assistiva aplicada à educação visa o desenvolvimento da autonomia do aluno, apoiando a sua escolarização. Dessa forma, o trabalho na sala de aula inclusiva se destina a avaliar a melhor alternativa para produzir material para o aluno e encaminhar estes recursos e materiais produzidos, para que sirvam ao aluno na escola comum, junto com a família e nos demais espaços que frequenta. São focos importantes do trabalho de tecnologia assistiva na perspectiva da educação inclusiva:

    • a tecnologia assistiva numa proposição de educação para autonomia;
    • a tecnologia assistiva como conhecimento aplicado para resolução de problemas funcionais enfrentados pelos alunos;
    • a tecnologia assistiva promovendo a ruptura de barreiras que impedem ou limitam a participação destes alunos nos desafios educacionais.